Título a Pagar
Essa funcionalidade é para utilizar a
📑Título a Pagar
📍 Localização:
📂 Financeiro > Título a Pagar🎯 Introdução
O módulo Título a Pagar é utilizado para controlar todas as obrigações financeiras da empresa, registrando os compromissos com fornecedores, prestadores de serviço e demais despesas operacionais. Através dele, é possível cadastrar títulos individualmente, efetuar pagamentos avulsos ou em lote, anexar comprovantes e manter um histórico detalhado de cada transação.
Esse recurso garante controle total do fluxo de contas a pagar, evitando atrasos, facilitando a conciliação bancária e permitindo uma visão clara das finanças da empresa.
📖 Sumário
1️⃣ Etapa 1: Acessar o menu Título a Pagar
2️⃣ Etapa 2: Consulta de Títulos a Pagar
3️⃣ Etapa 3: Inclusão de Títulos
4️⃣ Etapa 4: Pagamento de Títulos
5️⃣ Etapa 5: Pagamento de Títulos em Lote
6️⃣ Etapa 6: Estorno Pagamento de Títulos
❓ FAQ – Perguntas Frequentes
🔍 Palavras-chave
📝 Etapa 1: Acessar o menu Título a Pagar
📂 Vá em Financeiro > Título a Pagar e clique no local indicado em vermelho.

📝 Etapa 2: Consulta de Títulos a Pagar
🔎 Selecione o filtro desejado e clique em Consultar. Em seguida, serão exibidas todos os títulos que já foram feitas nesse período.


⚠️ Atenção: ao realizar a consulta de títulos, utilize o campo Situação para selecionar o status desejado.
📝 Etapa 3: Inclusão de Títulos
➡️ Vá em Financeiro > Títulos a Pagar > Inserir.

✍️ Preencha as informações obrigatórias destacadas e, em seguida, clique em Próximo.

✍️ Preencha o campo em destaque caso haja desconto ou acréscimo no título, em seguida, clique em Próximo.

➡️ Será exibido um resumo do título. Clique em Salvar para finalizar.

📝 Etapa 4: Pagamento de Títulos
➡️ Para efetuar o pagamento de um título, selecione o título desejado e clique em Pagar.

✅Selecione a data, o tipo de pagamento e, se houver, informe o valor de desconto ou acréscimo.

✍️ Acesse a opção Novo, preencha os campos Histórico e Conta e, em seguida, clique em Salvar.

➡️ Adicione um anexo, caso haja algum documento relacionado.

📝 Etapa 5: Pagamento de Títulos em Lote
➡️ Selecione o tipo de pagamento em lote que deseja realizar (dinheiro, cheque ou cartão). Será exibida uma tela com todos os títulos selecionados.

✍️ Preencha o campo em destaque caso haja desconto ou acréscimo no título.

✍️ Selecione a conta bancária de onde será realizado o pagamento do título. Para isso, marque os títulos desejados, escolha a conta no campo “Conta” e clique em “Aplicar”.

📝 Etapa 5: Estorno Pagamento de Títulos
➡️Para realizar o estorno de um pagamento, selecione o título desejado e clique em “Estornar”.

❓ FAQ – Perguntas Frequentes
🔹 Posso vincular o título a um centro de custo? Sim. Isso permite controlar os gastos por setor, facilitando o acompanhamento financeiro e relatórios gerenciais.
🔹 O sistema permite anexar comprovantes de pagamento? Sim. É possível anexar recibos, comprovantes bancários ou notas fiscais diretamente no título.
🔹 O que acontece se eu estornar um título já pago? O sistema reverte o pagamento e reabre o título como “a pagar”, ajustando automaticamente os relatórios de fluxo de caixa.
🔹 É possível importar títulos automaticamente? Sim, títulos podem ser gerados a partir de notas fiscais eletrônicas de entrada, facilitando o processo de registro.
🔍 Palavras-chave para IA, indexação e busca
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