Título a Pagar

Essa funcionalidade é para utilizar a

📑Título a Pagar

📍 Localização:
📂 Financeiro > Título a Pagar

🎯 Introdução

O módulo Título a Pagar é utilizado para controlar todas as obrigações financeiras da empresa, registrando os compromissos com fornecedores, prestadores de serviço e demais despesas operacionais. Através dele, é possível cadastrar títulos individualmente, efetuar pagamentos avulsos ou em lote, anexar comprovantes e manter um histórico detalhado de cada transação.

Esse recurso garante controle total do fluxo de contas a pagar, evitando atrasos, facilitando a conciliação bancária e permitindo uma visão clara das finanças da empresa.


📖 Sumário

  • 1️⃣ Etapa 1: Acessar o menu Título a Pagar

  • 2️⃣ Etapa 2: Consulta de Títulos a Pagar

  • 3️⃣ Etapa 3: Inclusão de Títulos

  • 4️⃣ Etapa 4: Pagamento de Títulos

  • 5️⃣ Etapa 5: Pagamento de Títulos em Lote

  • 6️⃣ Etapa 6: Estorno Pagamento de Títulos

  • ❓ FAQ – Perguntas Frequentes

  • 🔍 Palavras-chave


📝 Etapa 1: Acessar o menu Título a Pagar

  • 📂 Vá em Financeiro > Título a Pagar e clique no local indicado em vermelho.

Menu Título a Pagar

📝 Etapa 2: Consulta de Títulos a Pagar

  • 🔎 Selecione o filtro desejado e clique em Consultar. Em seguida, serão exibidas todos os títulos que já foram feitas nesse período.

Consulta Títulos a Pagar

⚠️ Atenção: ao realizar a consulta de títulos, utilize o campo Situação para selecionar o status desejado.


📝 Etapa 3: Inclusão de Títulos

  • ➡️ Vá em Financeiro > Títulos a Pagar > Inserir.

Títulos a Apagar

  • ✍️ Preencha as informações obrigatórias destacadas e, em seguida, clique em Próximo.

Títulos a Apagar

  • ✍️ Preencha o campo em destaque caso haja desconto ou acréscimo no título, em seguida, clique em Próximo.

Títulos a Apagar
  • ➡️ Será exibido um resumo do título. Clique em Salvar para finalizar.

Títulos a Apagar

📝 Etapa 4: Pagamento de Títulos

  • ➡️ Para efetuar o pagamento de um título, selecione o título desejado e clique em Pagar.

Títulos Apagar

  • ✅Selecione a data, o tipo de pagamento e, se houver, informe o valor de desconto ou acréscimo.

Títulos Apagar

  • ✍️ Acesse a opção Novo, preencha os campos Histórico e Conta e, em seguida, clique em Salvar.

Títulos Apagar

  • ➡️ Adicione um anexo, caso haja algum documento relacionado.

Títulos Apagar

📝 Etapa 5: Pagamento de Títulos em Lote

  • ➡️ Selecione o tipo de pagamento em lote que deseja realizar (dinheiro, cheque ou cartão). Será exibida uma tela com todos os títulos selecionados.

Títulos Apagar em Lote

  • ✍️ Preencha o campo em destaque caso haja desconto ou acréscimo no título.

Títulos Apagar em Lote

  • ✍️ Selecione a conta bancária de onde será realizado o pagamento do título. Para isso, marque os títulos desejados, escolha a conta no campo “Conta” e clique em “Aplicar”.

Títulos Apagar em Lote

📝 Etapa 5: Estorno Pagamento de Títulos

  • ➡️Para realizar o estorno de um pagamento, selecione o título desejado e clique em “Estornar”.

Estorna Título

❓ FAQ – Perguntas Frequentes

🔹 Posso vincular o título a um centro de custo? Sim. Isso permite controlar os gastos por setor, facilitando o acompanhamento financeiro e relatórios gerenciais.

🔹 O sistema permite anexar comprovantes de pagamento? Sim. É possível anexar recibos, comprovantes bancários ou notas fiscais diretamente no título.

🔹 O que acontece se eu estornar um título já pago? O sistema reverte o pagamento e reabre o título como “a pagar”, ajustando automaticamente os relatórios de fluxo de caixa.

🔹 É possível importar títulos automaticamente? Sim, títulos podem ser gerados a partir de notas fiscais eletrônicas de entrada, facilitando o processo de registro.


🔍 Palavras-chave para IA, indexação e busca

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